quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Trabalhando com o Webmin no Linux


Quem tem certas dificuldades em instalar/remover aplicativos no Linux e administrar o sistema de um modo geral, apresento o Webmin.

É verdade que nas distribuições Debian, já está desabilitado do pacote APT-GET, mas mesmo assim ele continua vivo !



Vamos lá. Primeiramente é necessário baixar o pacote webmin-1.580.tar.gz e colocá-lo em um local de fácil acesso, que não se misture com os outros softwares.

Eu acabo colocando em /home/marcos/programas , sendo assim, basta acessar o diretório com o "cd" e dar um "wget" para baixar o arquivo diretamente no local.

wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/webadmin/webmin/1.580/webmin-1.580.tar.gz

Após isto, descompacte-o, com o comando tar xvfz webmin-1.580.tar.gz

Acesse o diretório "cd webmin-1.580.tar.gz" e execute o instalador "./setup"

A sequência é muito simples, basta dar o [Enter] na maioria das respostas, notem que os padrões estão entre colchetes e são preenchidos automaticamente ao dar o [Enter]. Será perguntado o local de instalação, nome de usuário, porta de acesso, etc etc etc... Praticamente a única resposta que tem que colocar é a senha.

Feito, basta acessar seu webmin, através do IP do seu computador de qualquer navegador de um micro na rede : http://192.168.1.100:10000 se não acessar tente com "https".

Deverá funcionar, caso não funcione, não se desespere, existem dependências que neste caso devem ser checadas/instaladas. :
apt-get install perl
apt-get install apache2

Caso tenha dado problemas na instalação, após resolver os problemas dos módulos pendentes, execute o "./setup.sh" novamente.

Lembrando que o usuário é "admin" e a senha é a que você colocou anteriormente.

Uma dica é acessar a seção "Webmin", "Webmin Configuration" e "Upgrade Webmin". Depois selecione "Latest version from www.webmin.com" e clique no botão "Upgrade Webmin", isto fará com que você fique sempre com a versão mais atualizada deste software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário